Um grande passo para a Maçonaria Brasileira

Tratado01Na última sexta-feira, dia 23 de janeiro de 2016 a maçonaria Brasileira deu um importante passo na direção de um futuro mais…. Maçônico! Foi assinado o TRATADO DE COMPARTILHAMENTO DE TERRITÓRIO E MÚTUO RECONHECIMENTO entre a Grande Loja do Paraná e o Grande Oriente do Paraná. Não tenho notícias sobre tratado anterior entre uma Grande Loja e uma potência filiada a COMAB.

Em quase todos os estados do Brasil, a convivência Grande Loja – Grande Oriente é harmoniosa e pacífica, porém por razões puramente políticas os tratados não são oficializados. Vários Corpos auxiliares da Maçonaria não fazem qualquer distinção desta natureza, a exemplo da Ordem DeMolay, Filhas de Jó, o Motoclube Bodes do Asfalto e o nosso Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco. Até mesmo instituições tradicionais como o Supremo Conselho do Grau 33 já reconhecem algumas potências da COMAB.

Permita o GADU que este seja apenas o primeiro (Ou mais um) de muitos tratados do gênero. Falta de bom senso no passado levou ao fatiamento da Maçonaria Brasileira deixando feridas que demoraram para começar a fechar. Agora, vencidas as vaidades, começamos a caminham rumo a harmonia!

Deixe uma resposta